O ano de 2019 foi fantástico para as categorias de base do Avaí Futebol Clube

avai1
Fotos: Divulgação | Avaí F. C.

O ano de 2019 foi fantástico para as categorias de base do Avaí Futebol Clube, reconhecido como Clube Formador, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Afinal, o Leão da Ilha foi Campeão Estadual nas categorias Sub-20 e Sub-15 e ganhou outros títulos por conta da grande campanha na temporada. O último deles, a Copa Sul Sub-19, conquistado sobre o Grêmio, no CT do clube gaúcho em cobranças de pênaltis, após vitória por 2 x 1 no tempo normal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O coordenador geral da Base e hoje acumulando o cargo de coordenador do futebol profissional, Diogo Fernandes, trabalhando há mais de 10 anos no clube, destaca as conquistas da Base na temporada. “Mais importante do que as conquistas, que valorizam e ratificam o bom trabalho realizado, é a solidez das categorias de Base do clube. A revelação de atletas para incorporar ao elenco profissional tem sido um retrato do que fez o clube em sua estrutura de Base, dos ativos prontos que agregam valor ao patrimônio do clube”, disse.

O torcedor pode se orgulhar das categorias de Base, pois o Avaí foi Campeão Catarinense no Sub-20 e Sub-15 recentemente. No início do ano, o Avaí ganhou o título da Copa Votorantim Sub-15. Foi ainda Campeão Municipal Infantil na disputa com o River, ganhou o Brasileirinho Sub-14 e conquistou em novembro o título da Copa Sul Sub-19, na disputa contra o Grêmio.

A conquista do Estadual na categoria Sub-20, uma das importantes da Base, foi na disputa com a Chapecoense. Revivendo a disputa do título nos profissionais, onde o Avaí ganhou nos pênaltis seu 17º, os meninos também festejaram a conquista. Foram dois jogos finais, sendo o primeiro na Ressacada, com vitória por 2 x 0, gols de Caio e Jonathan e depois a decisão em Chapecó, quando a equipe segurou o placar, mesmo adverso, com a vitória da equipe da casa por 1 x 0, para garantir o título no saldo de gols.

Segundo o técnico Fabrício Bento, foi uma final muito difícil, pois em dois jogos contra um grande adversário, a equipe chegou a título. “Os atletas estavam focados, grupo formado desde a categoria anterior. E com valores que hoje integram a equipe principal como Jonathan, Nuno, Dudu, Marcinho, Falcão e Ramon. Uma alegria muito grande, pois só valoriza o trabalho feito”, disse Fabrício.

Este é o segundo título estadual de Fabrício Bento na categoria Sub-20. Mas o técnico também conquistou outro título comandando a Base do Avaí. Foi a Copa Sul Sub-19, com atletas que vão representar em janeiro 2020 o clube na Copa São Paulo de Futebol Junior. A Copa Sul Sub-19 reuniu equipes do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O Avaí fez uma campanha consistente, conseguiu mostrar bom futebol, aproveitando atletas que estavam no Sub-20 e agregando outros que chegaram para a Copa SP.

“Tivemos jogos muito complicados como o confronto contra o Athletico nas quartas e depois contra o Juventude na semifinal. O confronto contra o Grêmio foi um desafio maior ainda. Saímos perdendo em casa por 1 x 0 e na volta, no CT do Grêmio, conseguimos reverter com a vitória de 2 x 1, para depois  conquistar nos pênaltis por 7 x 6. Estão todos de parabéns por isso”, completou Fabrício Bento.

O professor Gabriel Bussinger foi o comandante da categoria Sub-15 que iniciou o ano de 2019 conquistando a Copa Votorantim, no interior Paulista. Foi uma vitória expressiva, o que já mostraria um ano vitorioso para a categoria, pois nos últimos anos Flamengo e Palmeiras tinham levado o título. Foi uma conquista de forma invicta, com seis vitória em seis jogos. Nas quartas, vitória de 2 x 0 sobre o Sport, na semifinal, vitória de 2 x 0 sobre o Grêmio e na final, vitória de 2 x 1 sobre o Internacional.

Depois veio no final da temporada a conquista do Estadual Sub-15, quando a equipe bateu todos os recordes da competição, com apenas uma derrota. “Foi uma campanha incrível, com a revelação de talentos. O Avaí mostrou uma equipe competitiva, com grande qualidade técnica, organizada e jogando um futebol de primeira”, disse o técnico Gabriel. A conquista do título foi também sobre a Chapecoense, com uma derrota em Chapecó por 2 x 1 e a reversão do placar, na Ressacada, com vitória de 2 x 0.

Todos estes resultados são fruto de um trabalho de base bem estruturado feito pelo Avaí, que tem profissionais de grande qualidade na gestão da Base, no comando das equipes. E que proporcionam ao clube uma geração de talentos para o futuro. Se o Avaí já é o atual campeão nos profissionais e tem esta estrutura na Base, tem capacidade para ter um ano de 2020 muito melhor do que foi a atual temporada, com os novos desafios.

E o trabalho não é só dentro de campo. O clube tem a responsabilidade de fazer atletas e cidadãos para a vida. Os atletas são assistidos por profissionais em todas as áreas e também com a estrutura de alimentação e moradia, adequadas às regras e normas da legislação.

O presidente Francisco José Battistotti ressalta a importância do trabalho realizado, dos investimentos nas categorias de Base, que são o alicerce para o futuro do clube. O Avaí coloca atletas para jogar em seu profissional, pois é lá que poderá ter o resultado de tudo que é investido. Tanto em novos e importantes resultados quanto em valores em caso de negociação.

“Não tenho dúvida alguma de que estamos no caminho certo e somos reconhecidos por isso em todo o país. A responsabilidade com que trabalhamos e reconhecemos nossos talentos. O Avaí é um celeiro de atletas em formação, com toda a estrutura para o futuro. Vejo os grandes clubes dizendo que vão usar atletas da Base. Mas o Avaí já tem este viés há muito tempo, um trabalho consolidado”, completou.

Fonte: Avaí F. C. | Tuddo Comunicação

Uma goleada de informação – Trivela na Rede

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.