Análise de Desempenho – Ricardo Pombo Sales

Ricardo Pombo Sales.png

Ricardo Pombo Sales

  • Nome: Ricardo Pombos Sales;
  • Profissão:  Analista de Desempenho da Confederação Brasileira de Futebol – Seleção Principal Feminina e Instrutor dos Curso de Análise de Desempenho CBF Academy PRO e BASE e Licença PRO.
  • Formação:
      • Possui Graduação em Educação Física pela Universidade de Taubaté (2000), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (2002) e também pela Universidade Castelo Branco – Instituto Wanderley Luxemburgo (2009), Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacodinâmica) pela Universidade do Vale do Paraíba (2005) e Doutorando na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, Vila Real, Portugal.
      • Atualmente é Analista de Desempenho da Confederação Brasileira de Futebol – Seleção Principal Feminina e Instrutor dos Curso de Análise de Desempenho CBF Academy PRO e BASE e Licença PRO.
      • Atuou por 7 anos (2008 a 2014) como Fisiologista do Exercício e Consultor em Ciência do Esporte da Delegação Esportiva de São José dos Campos-SP (Secretaria de Esportes e Lazer – FADENP) e Categorias de Base (Programa Atleta Cidadão), Professor Universitário e Sócio-proprietário da Empresa FISIOEX® Consultoria em Saúde e Rendimento Esportivo.
      • Possui títulos como integrante do corpo técnico em competições nacionais (Copa do Brasil e Paulista) e internacionais, além de participação em 04 Mundiais FIFA, Olimpíadas RIO 2016, Campeão da Copa América 2014 Principal e Sub 20, Campeão dos Jogos Pan Americanos 2015, Campeão Libertadores da América CONMEBOL 2011 e 2013 com o futebol feminino.
      • Com experiência na área de Fisiologia e Consultoria de diversas modalidades esportivas, com ênfase em Treinamento para o Alto Rendimento, Preparação Física e Análise de Desempenho de Esportes Coletivos.

 

1º Pergunta

Trivela na Rede: 

Em que momento a Análise de Desempenho entrou na sua vida? Foi uma escolha ou oportunidade do momento?

Ricardo Pombo Sales:

A Análise de Desempenho entrou em minha vida em 2012 quando fui fazer o Doutorado em Ciência do Desporto em Portugal. Andando pelo Campos da Universidade nos primeiros dias de aula me deparei com um treinamento de futebol com metodologias diferentes daquelas que estava acostumado a ver no Brasil e fiquei muito interessado. Fui logo tirando fotos e filmando, quando naquele momento o treinador veio pedindo para apagar tudo! Conversamos bastante, ele me explicou uma nova forma de treinar e entender o futebol. O mais legal disso que ele tornou-se o meu orientador do Doutorado e entrei de cabeça nos estudos na área. E nesse mesmo período o treinador Marcio Oliveira foi convidado para assumir a Seleção Brasileira Feminina e precisava de alguém nessa função de analista. Ele sabia que eu estava estudando de forma aprofundada a análise técnica e tática em Portugal e pouco tempo antes eu havia conquistado com ele a Tríplice Coroa e ficou fácil de trazer ao Brasil a metodologia que estudei e vi a Europa aplicando.

2º Pergunta

Trivela na Rede:

No Brasil, a Análise de Desempenho é um movimento recente, mas boa parte dos clubes, independentemente do tamanho, estão montando seus departamentos e contratando profissionais.  Qual o nível de investimento necessário para iniciar um trabalho profissional de Análise de Desempenho? (Espaço, Hardware, Software, Capital Humano e etc.)

 Ricardo Pombo Sales:

Adoro essa pergunta! O investimento inicial é em conhecimento e não em recursos materiais, pois o analista independente de recurso saberá o que fazer dentro de sua realidade. Inicialmente precisa aprender uma metodologia de trabalho e conceitos dentro do futebol. Assim, ao longo do tempo vai verificar a necessidade tecnológica e estrutura de acordo com as necessidades, sendo o mais baixo investimento até chegar a grandes estruturas tecnológicas com um grande investimento. A tecnologia ajuda muito, mas não é o determinante!

3º Pergunta

Trivela na Rede:

As pranchetas e planilhas feitas à mão, com alguns dados dos jogos, estão dando lugar a programas complexos que em poucos segundos oferecem milhões de informações. O futebol moderno exige reciclagem constate dos profissionais, principalmente dos Técnicos e Gestão!

Partindo desse pressuposto, as mudanças na forma de analisar propostas com a Análise de Desempenho causaram algum choque cultural ou resistência?

 Ricardo Pomo Sales:

Confesso que causa choque sim, mas nada adianta ter excesso de informação sem treinamento técnico e científico para interpretar as informações vinculadas ao contexto. Cabe ao analista guiar aos clubes um processo de planejamento, registro e recolha de dados, análise constante destes dados e principalmente gerar a informação final. Vale destacar que gerar informações finais não é impor condutas, o que no Brasil acontece muito e treinadores ficam receosos em trabalhar com analistas. Analista não é o treinador, ele levanta as informações e contribui diretamente no trabalho do treinador, mas as decisões e processos cabem ao treinador e não ao analista.

4º Pergunta

Trivela na Rede:

Analisando o mercado da Análise de Desempenho no Brasil, com ênfase no futebol, podemos classificar que o seu ramo de negócio está em um oceano azul, pouco explorado e de baixa concorrência.

Que conselho você daria, para aqueles que estão começando? Ainda têm espaço ou está saturado?

Fica o convite, para ler o livro A Estratégia do Oceano Azul de W. Chan Kim e Renée Mauborgne.

Ricardo Pombo Sales:

Posso dizer que é um Oceano SUPER Azul, pois muitas pessoas não conhecem os nichos de atuação de um analista de desempenho no futebol. Acreditam ser só em jogos. Mas posso citar diversas vertentes de trabalho como Categorias de Base, Prospecção de Talentos, Mercado (Compra e Venda), Mídias, Arbitragem, Goleiros, Departamento de Dados, Departamento de Inteligência no Futebol, Análise de Adversários, Gestão de Informações a Clubes, Federações, Confederações, etc… Existem muitos outros caminhos a se seguir dentro da análise de desempenho no futebol. O conselho que dou é buscar uma Metodologia sólida de trabalho e aplicar na prática. Conhecimento acumulado sem prática não servirá. Há muito espaço e quem chega primeiro bebe a água mais limpa.

5º Pergunta

Trivela na Rede:

Com base nas análises qualitativa e quantitativa, cite um profissional analisado por você e sua equipe, que apresentou os resultados mais surpreendentes! É possível manter uma regularidade?

 Ricardo Pombo Sales

Não vou citar nomes, mas posso dizer que dezenas de atletas foram beneficiados com esse trabalho. Ao ponto de o atleta passar a entender os objetivos reais de jogos e treinos. Gerando comportamentos e uma inteligência de jogo que não ocorria tão facilmente em anos anteriores. Saber como se comportar a cada fase e momento do jogo. Uma transformação coletiva e de resultado. Mas que o atleta de forma individual passou a tomar melhores decisões por entender os reais objetivos de cada treino e transpondo ao dia de jogo. Quanto a regularidade, afirmo que atletas que utilizaram-se das informações podem trabalhar em qualquer sistema tático pois vai prevalecer o entendimento do jogo e decisões as situações reais imediatas.

 6º Pergunta

Trivela na Rede:

A Análise de Desempenho está presente na Europa desde os anos 90. Isso explica a rápida acessão e fortalecimento de algumas equipes no velho continente? A Seleção da Bélgica e a Federação Belga de Futebol fazem uso dessa tecnologia?

Ricardo Pombo Sales:

Tenho certeza que sim. Tudo que possui um estudo aprofundado tende a evoluir. Quanto a Seleção Belga e Federação Belga não vou afirmar, mas o comportamento em campo e evolução é característico de quem estuda o futebol mundial e aplica conceitos nos treinos.

7º Pergunta

Trivela na Rede:

Sabemos que o esporte norte-americano conta com três grandes ligas: NFL, MLB e NBA.

Hoje, é difícil que um americano aponte uma predileção quando questionado.

Aqui no Brasil, o futebol (masculino) reina absoluto a gerações! Como mudar esse cenário?

Ricardo Pombo Sales:

Eu acredito que não é mudar o cenário, pois o futebol brasileiro conquistou o mundo e isso é nosso! Mas temos muitos outros esportes de alto rendimento em destaque em nosso país como o vôlei, automobilismo, etc. Acredito sim em ampliar a inclusão de nossas crianças em diversos esportes na escola. Sem o estimulo inicial durante a infância ficará mais difícil de ter resultados esportivos bem como fãs das diversas modalidades.

8º Pergunta

Trivela na Rede:

Cite o nome de uma referência profissional na sua vida. Explique sua escolha.

Ricardo Pombo Sales:

Vou citar três grandes nomes na qual tive prazer de compartilhar conhecimento, estudar, ser orientado e que me mostraram o futebol em outras perspectivas do que o jogo individual. Meus Orientadores Vitor Maças (Portugal) e Antônio Carlos Gomes (Brasil) e o Professor Jaime Sampaio (Portugal). Eles me guiaram cientificamente mostrando que o caminho que tem mais curvas geram maiores aprendizados.

9º Pergunta

Trivela na Rede:

A profissão de Analista de Desempenho Esportivo é regulamenta? Possui CBO*? Existe um sindicato e uma faixa salarial pré-estabelecida?

*(Classificação Brasileira de Ocupações)

 Ricardo Pombo Sales:

A profissão ainda não é regulamentada, trata-se de uma ocupação chamada no Brasil de Analista de Desempenho Tático. Sei que alguns grupos de analistas estão criando um sindicato e não existe uma faixa salarial pré-definida, mas geralmente o analista de desempenho recebe como um membro da comissão (preparador físico, treinador de goleiros, etc.)

10º Pergunta

Trivela na Rede:

Deixe registrado aqui, todos os endereços dos canais do seu trabalho! Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, Site e etc.

Ricardo Pombo Sales

Ricardo Pombo Sales em AÇÃO!

31138105_1834665389885348_7382604944198598656_n
Seleção Brasileira de Futebol  – Seleção Principal Feminina – Campeã da Copa América!

https://www.instagram.com/p/BmEGHsFj_um/?hl=pt-br&taken-by=trivelanarede

“Fim”.

You’ll Never Walk Alone