Roupeiro

5939b2_46dae1dc06a84317bc53634b9c28cb67

O roupeiro é uma figura que existe desde que o futebol é futebol! Historicamente, é uma figura importante e ao mesmo tempo excluída do futebol.

Quer saber o que está rolando dentro do time? Pergunte ao roupeiro.

Se eu fosse treinador, ficaria mais próximo destes homens que – com sensibilidade, intuição e, sobretudo, informação, sabem muito mais dos atletas que qualquer técnico que imagina ter o controle de absolutamente tudo o que acontece dentro do grupo. Pior, boa parte dos treinadores mal cumprimentam os roupeiros.

O medo que os jogadores tem de se abrir com os treinadores é muito grande. Como infelizmente os clubes ainda resistem ao trabalho psicológico por conta do preconceito, desinformação e ações infelizes de muitos profissionais da Psicologia do Esporte – os roupeiros fazem as honras da casa.

Se você é psicólogo do esporte e trabalha com o futebol – recomendo que – de imediato – faça amizade com este profissional que – quase sempre, conhece as características mais peculiares no comportamento dos atletas.

Eles sabem o que os jogadores comem, bebem, o último filme assistido, a relação conjugal, as insatisfações domésticas, os medos, as inseguranças, as opiniões. A forma de comando autoritária de boa parte dos técnicos faz com que os jogadores se fechem no próprio mundo – independente do que acontece ao seu redor.

Pessoas simples, mas com uma sabedoria invejável. Gente que tem uma visão ampla dos processos internos da equipe.

Até que haja uma reciclagem de treinadores e dirigentes no futebol e uma nova geração surja neste universo que insiste em viver nos tempos pré-históricos, os jogadores continuarão a se abrir com os roupeiros e a verdadeira roupa suja continuará manchando a performance individual e coletiva, derrubando treinadores e criando climas de insatisfação difíceis de serem trabalhados.

Definição de roupeiro

Roupeiro é o profissional responsável em zelar, preparar e organizar todos os uniformes, materiais desportivos da equipa de futebol.

Também é responsável em organizar o vestiário da equipe antes de uma partida.

Fonte: FLA TV

Rotina de trabalhos de um roupeiro numa equipa de futebol

O roupeiro sempre é o primeiro a chegar e o último a sair na rotina de uma equipe de futebol. Seja nos treinos ou nas partidas de futebol oficiais, esta cansativa rotina é mantida. Às vezes ele tem de sair altas horas da noite após uma partida noturna e logo de manhã tem de estar novamente no local de treino para organizar e dar todo o aparato aos acessórios desportivos utilizados pelos jogadores.

Art. 66 – Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

Em respeito ao trabalhador e a sua saúde a CLT estabelece em caráter público um período de descanso entre uma e outra jornada de trabalho, que não pode ser inferior a 11 horas consecutivas (intervalo interjornada), isto é, intervalo entre jornadas, e não dentro da própria jornada, que está disposto no art. 71 da CLT (MARTINS, 2015).

Salário médio do cargo Roupeiro no Brasil:

A média salarial para um cargo de Roupeiro no Brasil é de R$ 1.465,62, podendo variar por Estado, clubes e tipos de contratos.

Fonte: Gazeta Esportiva – Cozac | Catho | Conversas de Balneário

You’ll never walk alone